Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA DA UESB

Nádia de Sousa Silva, Maria Aparecida Sousa Gonçalves, Geisa Flores Mendes

Resumo


O estágio supervisionado tem a finalidade de inserir os licenciandos na prática docente, relacionando a teoria aprendida no espaço acadêmico com a vivência da sala de aula. Essa prática acontece por meio dos períodos de observação, coparticipação e regência de classe, que visam proporcionar aos graduandos uma reflexão criativa e transformadora da prática docente, contribuindo de forma decisiva para a formação inicial do licenciando. Nesse sentido, esta pesquisa teve o propósito de analisar o significado do estágio supervisionado para a formação docente do licenciando de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Para a execução dessa pesquisa, foram utilizados estudos sobre a temática do estágio supervisionado, com destaque à contribuição dessa vivência para o processo de formação docente, e, para viabilizar esse estudo, e alcançar os objetivos delineados foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: a priori realizou-se um aprofundamento teórico conceitual, para fundamentar as questões a serem estudadas. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os licenciandos que já vivenciaram a prática do Estágio Supervisionado e com as docentes da Área de Ensino do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UESB, buscando identificar os elementos mais significativos acerca das memórias e representações destas sobre a experiência vivenciada.


Texto Completo: PDF