Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O ENSINO DE FÍSICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE AS INCERTEZAS DA FORMAÇÃO DOCENTE.

Adriano Marcus Stuchi, Carlos dos Santos Viana, Marcelino Pinheiro dos Santos, Gilvan dos Santos Souza

Resumo


O presente trabalho consta de um recorte da formação de professores, tendo em vista a verificação das principais legislações sobre a formação docente e ensino de Ciências a partir de 1889 até o ano de 2014. Visando discutir a formação inicial e continuada dos professores que lecionam Física nas séries finais do Ensino Fundamental II (EF-II). A partir dos estudos realizados em das principais resoluções, decretos, pareceres e reformas educacionais articulados com os estudos de Paganotti e Dickman (2011), Stuchi (2011), Saviani (2008) e Krasilchik (1987) verificamos como se configurou o ensino de Física e a formação docente para o ensino de Física nas séries finais do EF-II. Para tanto, realizamos uma abordagem qualitativa, onde, através da análise bibliográfica voltamos nosso olhar sobre os aspectos sociopolítico cuja existência influenciaram na formação e identidade dos docentes que ensinam Ciências da Natureza no EF-II. No percurso da análise, os resultados obtidos apontam um processo no qual entre 1889 a 1970, ficou marcado como um período onde o retrocesso foi maior que os avanços e só em 1971, com a criação das licenciaturas curtas o ensino de Ciências e a formação docente tomou espaço nas Universidades e nas principais legislações, iniciando, mesmo que timidamente a popularização do ensino de Ciências.

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