Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES FUNDAMENTADO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Karoline Santos Tavares, Anderson Moreira da Silva, Edinaldo Medeiros Carmo

Resumo


Este artigo é resultado de uma investigação que objetivou compreender a mobilização dos saberes docentes na produção do saber da experiência por professores no início da trajetória profissional. O estudo é de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação de aula durante uma unidade didática na turma de um dos entrevistados. O trabalho foi desenvolvido com oito professores da rede de ensino (pública e privada) no município de Vitória da Conquista, Bahia. Nos relatos dos professores foi possível identificar aspectos que demonstram a produção do saber da experiência como um processo que é permeado por um conjunto de saberes advindos das trajetórias pré-formativas e da formação inicial, atravessado pelas experiências vivenciadas no contexto da sala de aula no início de sua atuação. Notamos que a produção de saberes pedagógicos está intimamente relacionada a interação do professor com o aluno, especificamente ao enfatizarem a aprendizagem dos discentes por meio da relação professor-aluno, da valorização dos conhecimentos prévios e da importância à aprendizagem significativa.


Texto Completo: PDF