Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O BRINCAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bianca Almeida Nunes, Joventina Érica Silva Pimentel

Resumo


O estágio é fundamental para a formação profissional, pois nos dá a oportunidade de aliar a teoria e à prática. Sendo assim esta pesquisa teve como base as nossas vivências durante o estágio na creche municipal, Centro de Educação Infantil Pequeno Polegar Katiúscia II, na cidade de Bom Jesus da Lapa-BA, onde buscamos promover o brincar na sala de Educação Infantil com vistas a contribuir para a construção da linguagem oral e escrita. A Educação Infantil é historicamente compreendida como um espaço para educar, ou seja, é a primeira etapa da Educação Básica, sendo assim o trabalho com a linguagem oral e escrita torna-se fundamental para o desenvolvimento das crianças que adentram este local. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Este tipo de pesquisa é de natureza social e com base empírica Gil (2002), a pesquisa foi planejada e realizada com vista a contribuir na resolução de um problema detectado na observação para isso às pesquisadoras e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. 

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