Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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O ATO DE FILOSOFAR COMO FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL NA FORMAÇÃO DOCENTE

Ana Luísa Cardoso Clímaco

Resumo


Filosofia é um área do conhecimento que detém seus estudos voltados para a existência humana e o saber por meio de uma análise racional, ou seja, é através da filosofia que tenta-se direcionar a novos questionamentos em busca de novas reflexões. A filosófica contribui significativamente no processo educacional, pois ela corrobora e auxilia tanto docentes quanto discentes a saírem de uma linha internalizante para uma linha interiorizada. O filósofo é considerado um sábio, pois reflete sobre diversas questões e busca chegar a um conhecimento através da filosofia, assim a filosofia por sua vez, deve ser entendido de modo particular como uma busca ao compreender, de forma racional, sistemática e rigorosa tudo o que existe. Por isso, filosofar é indagar-se sistematicamente sobre as questões fundamentais de existência. Dessa forma a Filosofia causa no homem, incomodo em sua tendência de acomodação, assim estimula um novo olhar sobre o meu eu educador e sobre minha prática pedagógica. Dentro dessa perspectiva será apresentado neste artigo cientifico a importância da filosofia em especial, do ato de filosofar na formação de novos educadores, isto é, será analisado neste presente trabalho a relevância do autoquestionar-se com o viés direcionador para as práticas dentro de sala de aula. Assim, é valido ressaltar que este processo quando inserido na formação destes docentes ganha força e veracidade contribuindo arduamente no tipo de educação que espera-se chegar, ou seja, uma educação humanizada e pensada em ações que vão dar objetividade ao ato de ensinar e aprender par uma possível resiliência.


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