Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOSSOCIAL AO ESTUDANTE: UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE APOIO AO SOFRIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO NO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS - BAHIA

Marília Martins de Araújo Reis

Resumo


Trata-se de um relato de experiência pioneiro de cuidado psicossocial com estudantes da Universidade Estadual da Bahia no município de Eunápolis-Ba, promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial ao Estudante (NAPE), no período de 2016 a 2018. A vida universitária representa uma oportunidade de ascensão social, aliada a aspectos subjetivos de realização pessoal e profissional, no contexto cultural do Brasil. Porém, desde seu ingresso e durante o seu percurso, o estudante universitário se defronta com desafios de diversas modalidades, que podem tornar o decorrer do seu trajeto prazeroso, mas conflitivo e desgastante, culminando em muitos casos no sofrimento psíquico e por vezes, no adoecimento físico e mental. Estudos científicos demonstraram que o sofrimento psíquico entre estudantes universitários é um fator preocupante. Frente a este contexto, realizou-se como alternativa de cuidado para os discentes da UNEB, em nível de prevenção e promoção da saúde psicossocial, atendimentos clínicos psicológicos e ações terapêuticas em grupo, através da Terapia Comunitária integrativa (TCI), a fim de ampliar este cuidado à demanda crescente de atendimentos, na tentativa de trazer oportunidades de alívio para sofrimento psíquico. Observou-se que a percepção da vida acadêmica na universidade, os aspectos da vida acadêmica são potenciais fatores de risco para sofrimento psíquico, podendo influenciar na condição biopsicossocial e relacional do estudante, bem como em sua expectativa frente ao futuro profissional. Após as intervenções, evidenciou-se o alívio de tensões ocasionadas pelo cotidiano acadêmico, sugerindo-se melhor adaptação dos estudantes a este contexto.


Texto Completo: PDF