Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

NOVAS TECNOLOGIAS E NOVAS PRÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: O BLENDED LEARNING E AS METODOLOGIAS ATIVAS

Giovane Santos Brito, Moanna Brito Seixas Fraga

Resumo


O objetivo principal deste trabalho é discutir alguns pontos relacionados ao Ensino Superior, à EaD e à utilização de novas tecnologias e os novos métodos de aprendizagem, principalmente frente às dificuldades que alguns docente enfrentam, no tocante às primeiras experiências em sala de aula. A questão que nos orienta neste trabalho gira em torno do seguinte questionamento: Quais tecnologias e quais práticas pedagógicas devem ser utilizadas para uma aprendizagem efetiva no ensino superior? O método que foi utilizado para a confecção deste trabalho foi o da revisão bibliográfica. Abordamos, principalmente, conceitos como Novas Tecnologias, Blended Learning e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Concluímos que uma aprendizagem efetiva no ensino superior perpassa as abordagens de métodos e técnicas inovadoras de ensino que estejam concatenadas com as práticas da sociedade atual.

Texto Completo: PDF