NEUROQUIZ: JOGO DE TABULEIRO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PROGRAMADO NO ENSINO DE NEUROANATOMIA
Adriana Vespasiana Magalhães, Antonio Maurício Moreno, Joyce Fernandes Prates, Juliana Oliveira Santos
Resumo
Este estudo consiste em uma intervenção de ensino com estudantes do curso de Psicologia que estão cursando o componente curricular de Neuroanatomia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) do campus de Vitória da Conquista. Os focos desta intervenção são baseados no processo de ensino-aprendizagem considerando treino e testes aplicados nas cinco sessões. O processo de investigação está sendo orientado por princípios gerais das teorias da aprendizagem, ensino programado, reforçamento positivo, instruções. Inicialmente um modelo de anamnese foi realizado para um levantamento de características de estudo em específico de Neuroanatomia, como formas mais agradáveis de estudo, afinidade por conteúdos, desempenho no componente curricular, assim como sondagem a aspectos que possam funcionar como reforçadores aos acertos no tabuleiro pelo participante, tendo, assim o retorno/feedback imediato. Nessa investigação cabe a utilização do pré e pós teste, tabuleiro de jogo aplicado nas sessões de treino e fichas de troca levando em conta os acertos em prêmios. Os resultados preliminares desta pesquisa nos permitem ter acesso a dados sobre o desempenho da linha de base do estudante antes das sessões de treino, os quais serão utilizados posteriormente de maneira comparativa. A hipótese levantada é de que a utilização colaborativa das aulas e das sessões de treino por tabuleiro possam produzir melhores resultados acadêmicos.
Texto Completo: PDF