Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MOBILIZAÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS NA ESCOLHA DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Celina Gabriela Leite Bomfim, Venâncio Bonfim-Silva, Edinaldo Medeiros Carmo

Resumo


Este texto tem como objetivo analisar a produção dos saberes experienciais de docentes de Ciências e Biologia, em início de carreira, na escolha de estratégias metodológicas de ensino. O saber docente é compreendido como um saber plural, composto de conhecimentos e um saber-fazer bastante diverso. Professores de Ciências e Biologia, por sua vez, devem apresentar um “saber-fazer” que esteja de acordo com as especificidades destes componentes curriculares, buscando, sempre que possível, utilizar de diversas estratégias metodológicas com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Contudo, para a devida utilização dos diversos recursos, é preciso dialogar com as diferentes realidades e refletir sobre sua própria prática. Neste trabalho utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com oito professores de escolas públicas e privadas de Vitória da Conquista, Bahia. Para a inferência dos dados foi empregada a técnica de Análise de Conteúdo, tendo em vista a natureza qualitativa do presente estudo. Diagnosticar dificuldades e potencialidades dos seus alunos são aspectos que são desenvolvidos no decorrer de diferentes experiências com a docência. Percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados utilizam do diálogo e de recursos visuais para atrair a atenção dos alunos na tentativa de obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo assim o desenvolvimento de saberes experienciais. Além disso, identificamos a produção de saberes experienciais em articulação com saberes disciplinares e curriculares.

Texto Completo: PDF