Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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MÍDIA E SUBJETIVIDADE: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS EM UMA NOTÍCIA RELACIONADA À REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO WEBJORNAL FOLHA DE S. PAULO

Paula Souza Pereira, Marcelo Cordeiro

Resumo


O presente estudo se debruça nas contribuições propostas pelo linguista francês, Patrick Charaudeau, a partir da Teoria Semiolinguística (TS), a fim de assimilar como o discurso midiático, em torno do tema “Reforma do Ensino Médio”, é propagado em uma notícia do webjornal Folha de S. Paulo. Para isso, em aspectos gerais, serão investigados neste trabalho o duplo processo de semiotização do mundo, os sujeitos da linguagem, o contrato de comunicação (CHARAUDEAU, 2001, 2005), os modos de organização enunciativo e argumentativo (CHARAUDEAU, 2016) e seus níveis de recorrência, bem como as possíveis estratégias discursivas na informação selecionada, fatores esses que auxiliam no direcionamento da opinião pública acerca da referida temática.


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