Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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MECANISMO DE COMBATE AO RACISMO E ENFRENTAMENTOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: VIVÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Raynid de Santana Gama, Marina Carvalho dos Santos, Tarcio Guerra Nascimento

Resumo


O presente artigo é resultado de uma investigação que objetivou desvelar como se tem dado os mecanismos de combate ao racismo e enfrentamento no contexto educacional. A observação contida faz parte da atividade solicitada na disciplina Diversidade Cultural e Educação atrelada ao período de estágio curricular obrigatório I do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. A investigação ambientaliza a breve análise em uma escola municipal de Itabuna-BA e busca evidenciar como ocorre a celebração do Dia do Índio na escola, associado ao embasamento teórico visto até então nas aulas, como Munanga (2005) e Caldeira e Zaidan (2013). Conclui-se que quando a discussão do conhecimento parte da dialogicidade, exerce cidadania e agrega valor multicultural em toda sociedade: a expressão dos seus valores, crenças e história, o desenvolver da criticidade permite que o indivíduo se sinta cônscio de seu papel social. Assim, para que ocorra um efetivo compromisso com a educação é necessário à existência pertinente do diálogo, de práticas reflexivas, de promoção a conhecimentos significativos para que os alunos se sintam pertencentes aos processos educativos e pertencentes às mudanças que podem ocorrer na sociedade. Dentro dessa perspectiva, ressaltamos a importância do estágio supervisionado na formação de professores, já que questão tão relevantes quanto a relações inter-étnicas, são constantes na realidade de sala de aula. 

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