MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA APRESENTADOS NO SIPEM – 2018
Reinaldo Feio Lima, Neomar Lacerda da Silva, Ilvanete dos Santos de Souza
Resumo
Este estudo teórico teve por objetivo investigar as contribuições de trabalhos apresentados no GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática, do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Pata tanto, realizamos uma investigação com abordagem qualitativa de caráter exploratório na análise dos anais do VII SIPEM, no que se refere a Educação Matemática Inclusiva, na constituição do corpus de trabalhos acadêmicos constantes na pesquisa. A análise se ocupou do modo como pesquisas em Educação Matemática Inclusiva têm sido desenvolvidas em termos de estrutura de seus textos, seus aspectos metodológicos, o tipo de pesquisa e a forma como aborda questões do Ensino de Matemática, e sugerimos agrupar os estudos em unidades de análises, quais sejam: referenciais metodológicos, tipos de pesquisa, conteúdo matemático e estratégias de ensino. Os resultados sugerem que os referenciais metodológicos com os quais as pesquisas são desenvolvidas giram em torno da pesquisa de levantamento bibliográfico, do tipo documental e estado da arte. Ademais, na abordagem que fazem de questões de ensino, concordam quanto a necessidade de uma legislação em que repouse propostas e metodologias para uma Educação Inclusiva e garanta a efetivação dos direitos para esse público.
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