Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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MAPEAMENTO DAS PESQUISAS EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DA POLÍTICA CURRICULAR E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Magna Simone de Souza Pinheiro

Resumo


O presente artigo tem o propósito de discutir os trabalhos selecionados no GT 12 de currículo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Nesse contexto, os artigos escolhidos foram aqueles que apresentaram a análise da política curricular conforme o método de Stephen Ball e currículo de ciências para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partimos das considerações acerca da temática currículo e EJA com os teóricos Apple (1997), Sacristán (2000), Freire (1997) e Arroyo (2006). Dessa forma, a realização desse estudo propicia o balanço da pesquisa na área do currículo, sendo este considerado a fonte de inspiração para o planejamento da prática diária das instituições de ensino, dos professores, como também o compromisso para com os alunos, pois os mesmos necessitam e devem ser ouvidos, com o intuito de alcançar uma aprendizagem emancipadora, uma vez que, os debates são utilizados a fim de desvelar a significância dos conhecimentos prévios.

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