LUDICIDADE E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)
Franciele Santos da Silva, Valéria Barbosa Evangelista, Ádma Bernardino Magalhães
Resumo
Este artigo apresenta a contribuição da ludicidade para a formação da identidade negra das crianças do primeiro período da educação infantil e do quarto ano do ensino fundamental I, da Creche CEI Manoelina Maria de Jesus e da Escola Municipal Benjamim Farah. Essa Compreensão foi realizada através de análise de Oficinas Pedagógicas e Lúdicas aplicadas pelas as bolsistas de Iniciação à Docência (ID), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Assim para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados foram à pesquisa bibliográfica que deu suporte para fundamentar esse trabalho e entender a ludicidade e a identidade negra no espaço escolar, a observação participante que permitiu ter o contato direto com as crianças e o relato de experiência que proporcionou a vivência que colaborará para o processo de formação das bolsistas.
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