Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UM OLHAR SOBRE PROPOSTAS, CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES

Carla Conceição do Vale Silva, Maria Elisabete Souza Couto

Resumo


O presente artigo pretende analisar as concepções de alfabetização no livro didático do primeiro ano do ensino fundamental utilizado em uma escola pública municipal de Itabuna-Bahia, à luz das atividades de consciência fonológica. Uma pesquisa qualitativa, que será realizada com professores que lecionam no 1º ano. E como instrumentos de coleta de dados a análise do livro didático, ficha para acompanhamento e observação da prática pedagógica dos professores e entrevista. No livro didático serão identificadas as atividades referentes ao desenvolvimento da consciência fonológica, relacionando-as com concepções de alfabetização. Serão também sugeridas propostas de atividades que contribuam para a consolidação do processo de alfabetização das crianças. Para leitura, organização e análise do material produzido na pesquisa adotaremos o método de análise de conteúdo. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a prática alfabetizadora dos docentes da referida rede municipal de ensino.

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