Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

LITERATURA INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA (DE) FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Gisele Ferreira Amorim, Alcideir Batista Soares

Resumo


A temática do presente estudo versa sobre a Literatura Infantil e suas implicações na (de) formação da criança por meio das histórias contadas, surgindo como reflexão, uma vez que a Literatura Infantil é contributiva na aquisição do conhecimento permitindo com que a criança abstraía os subsídios educativos. Buscou compreender a Literatura Infantil e sua interferência nesse processo de (de) formação, logo, procurou o entendimento da possibilidade em formar futuros sujeitos capazes de aceitar e respeitar a diversidade humana e não deformar inculcando valores e crenças discriminatórias dominante. Tal investigação teve como cenário pesquisado um Centro de Educação Infantil – CEI, localizado no Município de Bom Jesus da Lapa-BA, estando alicerçado em pesquisa qualitativa e estudo de campo, bem como na utilização de instrumentos para a coleta dos dados, como a observação, entrevista, além da interpretação das informações. Contudo, segue em direção da constatação da importância da intervenção do Professor quanto ao trabalho com a Literatura Infantil em sala de aula, tanto para (de) formar o conceito sociocultural da criança em seu devir.

Texto Completo: PDF