Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Sara Gonzaga Lopes, Silvanete Pereira dos Santos, Elinete Pereira dos Santos

Resumo


O objetivo desta pesquisa consiste em identificar os desafios e as perspectivas presentes no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (LEDUCARR) a partir do olhar dos estudantes. Os aspectos metodológicos definidos ancoram-se na abordagem qualitativa e na aplicação de questionário como instrumento de pesquisa. O estudo apresentou como resultado a necessidade de melhor compreender o processo da alternância e pensar em alternativas que possam atender às demandas relativas ao tempo universidade e tempo comunidade no processo de formação inicial de professores do campo. Outra questão central apontada foi a necessidade de uma articulação da LEDUCARR com as secretarias municipais e estaduais de ensino, quanto à apresentação do egresso do curso em processos seletivos simplificados de professores, pois por ser uma licenciatura ainda pouco conhecida, demanda maior diálogo entre a universidade e os órgãos públicos responsáveis pelos certames para professores da educação básica das comunidades rurais.

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