Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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LER PARA COMPREENDER E PRODUZIR

Daiane Pereira de Almeida, Cláudia de Souza Silva, Susane Martins da Silva Castro

Resumo


O presente trabalho visa apresentar as vivências do estágio, bem como, as dificuldades na ampliação da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, abordando a importância de adquirir diariamente hábitos de leitura e escrita. A leitura e escrita caminham juntas, mas sua aprendizagem está tradicionalmente ligada aos atributos linguísticos, culturais, sociais e a formação do sujeito seja como meio de permitir ao sujeito a aquisição do conhecimento, seja como meio de viabilizar sua atuação social.  A leitura na escola tem sido fundamentalmente, um objeto de ensino, para que possa construir também objeto de aprendizagem é necessário que faça sentido para o aluno, isto é, a atividade de leitura deve responder do seu ponto de vista, os objetivos de realizações imediatas. Ainda, que há como despertar e o gosto e o prazer pela leitura/escrita, caso, o professor/educador aja eticamente frente ao processo de ensino-aprendizagem e não despreze frutos literários e estímulos na hora de exercitar a leitura e a escrita. Desse modo, as escolhas dos procedimentos metodológicos dessa pesquisa são de caráter qualitativo, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica exploratória. Por meio dos resultados do objeto investigado, foi possível perceber, que há muitos desafios por parte da escola e dos educadores na busca do letrar e também, formar educandos leitores nos múltiplos contextos sociais. 

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