Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

JOGOS E BRINCADEIRAS: ENSINANDO VALORES ÉTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Márcia Lima Xavier

Resumo


O presente artigo consiste num estudo de natureza qualitativa e exploratória sobre Jogos e brincadeiras: ensinando valores éticos no Ensino Fundamental, realizada na Escola Municipal Dr. Joaquim Marques Monteiro no município de Jequié-Ba. Ao estudar essa temática o objetivo foi identificar de que forma jogos e brincadeiras poderiam contribuir para formação de valores éticos dos alunos do Ensino Fundamental. Evidenciou-se nesse estudo a importância dos jogos e brincadeiras, os valores éticos e o aprendizado através da experiência e descoberta. Com base na análise feita foi possível perceber que através dos jogos e brincadeiras o professor pode estimular as crianças para que elas aprendam valores éticos como: respeito, sinceridade, amizade, entre outros. Mas, para que isso aconteça os professores precisam estar sempre dispostos a aprender, buscando métodos e técnicas, agindo como mediadores e facilitadores da educação e não como juízes implacáveis.

Texto Completo: PDF