Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NA REDUÇÃO DA POBREZA

Dênia Virgínia Fonseca, Éder de Souza Beirão, Luana Patrícia Barroso Rodrigues, Thereza Crystina Costa Guimarães

Resumo


No Brasil há, historicamente, uma grande desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. A pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2017 (SIS, 2017), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que cerca de 50 milhões de pessoas vivem na linha de pobreza, o que equivale à aproximadamente 25,4% da população do país, sendo que a maior proporção de pobres se encontra na região Nordeste (43,5%), ao passo que a menor proporção se encontra na região Sul (12,3%). Estes dados revelam as disparidades regionais existentes, em termos do referido indicador (proporção de pobres). Um dos fatores relacionados à pobreza é a baixa escolaridade da população; conforme apontado pela literatura (Barros, Henriques e Mendonça, 2000; Connell, 2002; Duarte, 2012). Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar em que medida os investimentos realizados pelo governo na área da educação, entre outras áreas, impactam a proporção de pobres nos estados do Brasil. Para análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de regressão com dados em painel, estimada por mínimos quadrados ordinários (MQO), para o período de 2004-2012. Entre os principais resultados, constatou-se que os investimentos em educação impactam de forma significativa os índices de pobreza.

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