INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: RESSONÂCIAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Tarcyla Coelho de Souza Marinho, Augusto Cesar Rios Leiro
Resumo
O estudo em tela, que é um recorte da pesquisa matricial intitulada “Internacionalização da Educação: estudos contrastivos”, tem como objetivo analisar as ressonâncias dos processos de internacionalização da educação, tomando por base a Década das Nações Unidas para Alfabetização (2003 – 2012), nas políticas educacionais de alfabetização no Brasil. A alfabetização ganha cada vez mais centralidade no mundo globalizado com novos modos de produção e organização do trabalho, aspecto que tem feito dela objeto de disputa entre projetos de nação provocando diferentes entendimentos sobre a temática e sobre o seu sentido na vida em sociedade. Para efeito desse recorte, a presente proposta elege como metodologia a abordagem qualitativa de tipo empírica com informações produzidas a partir da leitura e análise de documentos com aporte teórico da análise de conteúdo. Nas incursões sobre a temática feita até o momento, percebemos que a alfabetização de crianças ocupa posição estratégica nas políticas internacionais de educação, operacionalizada pelos organismos internacionais, a exemplo da Unesco, os quais possuem como interesse manter o ideário neoliberal, a partir de prioridades externamente definidas para orientar o ensino tendo em vista alcançar seus objetivos.
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