Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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INFLUÊNCIA DOS ESPAÇOS FÍSICOS DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA CRIANÇA DE ZERO A SEIS ANOS INFANTIL

Márcia Lacerda Santos Santana, Sandra Adriana Neves Nunes

Resumo


Este texto é parte integrante do Projeto de pesquisa de doutorado desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia. A pesquisa tem como objetivo geral estudar a influência dos espaços físicos das instituições de educação infantil nos processos de subjetivação das crianças de zero a seis anos de idade em 03(três) cidades do Extremo Sul da Bahia/Brasil. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas: Uma etapa documental e uma etapa de campo. Na etapa documental, o corte temporal da pesquisa será entre os anos de 1988 e 2018. Na etapa de campo, serão feitas visitas semanais a três instituições de Educação Infantil do Extremo Sul da Bahia no território de identidade da Costa do Descobrimento. Na etapa de campo serão empregados diversos recursos, como, um formulário de observação contendo itens a serem observados e descritos minuciosamente, a observação participante, o diário de campo e a fotografia, além de análise dos desenhos das crianças e de conversas seguidas ao desenho, para acessar suas percepções e sentimentos acerca do espaço e de seu uso. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados preliminares da análise documental, que é parte integrante da primeira etapa do estudo. Busca-se com os resultados deste trabalho trazer maior visibilidade para a questão da estrutura física dos prédios escolares e oferecer subsídios para políticas locais de locação e adequação de prédios para uso da educação infantil.


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