Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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INFLUÊNCIA DAS GRANDES MÍDIAS NA MANIPULAÇÃO DO PENSAMENTO ESTUDANTIL E USO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS PARA FORJAR AS ELEIÇÕES DE 2018

Valdimir Pereira Reis, Maria Aparecida Antunes Moreira, Etelvina de Queiroz Santos

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de analisar a influência das grandes mídias no fomento das manifestações de 2013 e o uso dos símbolos nacionais para manipular as eleições de 2018. Neste estudo, tomou-se como objeto de pesquisa a influência das grandes mídias nas produções de textos literários dos alunos de um colégio Estadual da Bahia.  Para tanto, foi usado os referenciais de Souza (2016, 2017, 2018) quando afirma que as manifestações de 2013 foi o início do cerco ideológico que resultaram no impedimento da presidenta eleita. O estudo identificou a existência de um elo de influências entre as vinculações das informações pelas grandes mídias o uso dos símbolos nacionais e os resultados das eleições de 2018. Identificou-se que os alunos foram vítimas da violência simbólica ao fazerem a defesa das ideias da elite financeira influenciados pela cobertura jornalística realizada pela grande mídia. Além disso, percebeu-se que os estudantes, na luta de classes, se colocaram a favor daqueles que queriam interromper a ascensão social de sua classe. Neste contexto, constatou-se que a luta de classes não é só pelos bens, o capital econômico, mas também pelo capital cultural, bem como, pelas narrativas da interpretação social. Dessa forma, percebe-se a importância deste estudo visto que à medida que o estudante compreende a dinâmica de manipulação em que está inserido poderá ser capaz de desenvolver a consciência crítica e superar a ideologia da opressão, da consciência ingênua e acrítica.

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