Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NO CONSUMO DE ALIMENTOS: OFICINA TEMÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UM PEQUENO MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA

Edna Alves Pereira da Silva, Ilca Rocha Silva, Etna Kaliane Pereira da Silva

Resumo


A alimentação inadequada é considerada uma das causas de epidemia global de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis, e essa má alimentação está em partes influenciada pela publicidade dos alimentos ultraprocessados, principalmente entre crianças e adolescentes. Assim, faz-se necessário viabilizar propostas de discussões que visam à conscientização sobre a alimentação saudável e a mudança de hábitos principalmente quanto ao consumo de alimentos ultraprocessados . Sabe-se que a publicidade exerce influência, na maioria das vezes, negativa, sobre as práticas alimentares das pessoas. Falta criticidade e discernimento por parte da população, no sentido de filtrar as propagandas veiculadas na mídia e estabelecer uma capacidade de controlar decisões importantes para a vida. Neste caso, a escolha correta quanto ao consumo alimentar. Partindo do pressuposto de que é na escola que o indivíduo amplia as noções que estabelece sobre o mundo, ao passo que também adquire novos conhecimentos, propõe-se que seja promovido, no espaço escolar, ações que concretizem essa busca por uma vida saudável mediante a alimentação. Assim este trabalho objetiva relatar a experiência de uma oficina temática durante as aulas de sociologia para turmas do turno vespertino do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Malhada de Pedras/BA (CEMP), sobre a influência da publicidade na alimentação. Espera-se que, a partir dessas discussões, os membros da comunidade escolar se tornem mais críticos com a publicidade dos alimentos, e sejam multiplicadores desses conhecimentos.

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