Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NO PIAUÍ: MODELO DE GESTÃO DO CURSO TÉCNICO EM APICULTURA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Soraya Oka Lôbo, Laurielson Chaves Alencar

Resumo


Nesse estudo, analisa-se o modelo de gestão do curso Técnico em Apicultura na Educação a Distância (EaD), do Colégio Técnico de Floriano (CTF), escola vinculada e integrada a Universidade Federal do Piauí (UFPI) integrante ao Programa da Rede e-Tec Brasil. Este trabalho está interconectado com a pesquisa mais abrangente, intitulada de “Correlações entre o trabalho dos técnicos em apicultura e as comunidades rurais pesquisadas da microrregião de São Raimundo Nonato: (co)construção de tecnologias”, do Doutorado Interinstitucional (DINTER PPGTE/UTFPR-UFPI) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da UFPI. Adota-se nesse trabalho, a pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, fundamentada em Stake (2011). No corpus teórico-metodológico da pesquisa utilizou-se a questão gerativa narrativa apoiado por Flick (2009) e Jovchelovich e Bauer (2010), além da análise documental, bibliográfica e entrevistas narrativas. O Cenário de pesquisa foi o CTF, cujos colaboradores, foram cinco protagonistas do Curso Técnico em Apicultura do CTF/UFPI, pertencente ao Programa governamental. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, fundamentada por Bardin (2016) para analisar os dados produzidos na pesquisa, os quais foram organizados no eixo temático: “GESTÃO COLABORATIVA DO CURSO TÉCNICO EM APICULTURA NA EAD DA UFPI”. Constatou-se a necessidade de implantação de modelo de gestão colaborativo que permitiu manter a qualidade do ensino técnico e profissional, adotando a figura do professor-pesquisador aliado ao trabalho do professor tutor-presencial, como processo interativo com estudantes-produtores rurais e um despertar para formação continuada na área.


Texto Completo: PDF