IGUALDADE X DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: APONTAMENTOS PRELIMINARES DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Bruna Tatianne Moura de Queirós
Resumo
O presente trabalho realiza apontamentos preliminares sobre as condições de ingresso e de permanência de jovens da classe popular, no ensino médio integrado ao técnico, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus - Avançado Janaúba. Trata-se de um relato de experiência, baseado na experiência profissional da autora. Para tanto, conceitua igualdade e aponta seus limites em uma sociedade desigual. O IFNMG tem abrangido um público heterogêneo e acredita-se que as classes abastadas têm ganhado espaço na instituição. Portanto, procurou-se identificar o modo como a escola concebe as diferenças entre os sujeitos e como isto repercute na identidade dos mesmos. A partir de apontamentos preliminares considera-se que o mérito pessoal e a concepção de dons ainda são utilizados para justificar o sucesso e/ou fracasso dos discentes, o que incide negativamente sobre a percepção que têm de si.
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