Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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IDENTIDADE, PERTENCIMENTO E AUTONOMIA DOCENTE: UMA CONSTRUÇÃO NO COTIDIANO DA PRÁTICA

Camila Oliveira Pinheiro, Liliam Gomes Jardim, Pedro Alves Castro, Edinaldo Medeiros Carmo

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de professores de Ciências e/ou Biologia sobre a autonomia e o pertencimento na constituição do “ser docente”. Metodologicamente, recorremos à Análise de Conteúdo, e para a obtenção dos dados utilizamos de entrevistas semiestruturadas realizada com oito professores atuantes do ensino de Ciências e Biologia no início de sua trajetória profissional. A base teórica que sustentou a análise associa-se as categorias identidade, pertencimento e autonomia docente. A análise permitiu perceber que a identidade, o pertencimento e a autonomia são processos constante construção na vida do professor, sendo constituídos mediante as experiências na sala de aula e no ambiente escolar. Consideramos, portanto, que esse debate é mais que necessário no momento em que vivemos, pois permite refletir sobre esses elementos que constituem a profissão docente e buscar compreender o papel da educação. 

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