Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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GRUPO DE ESTUDOS EM INFÂNCIA, CRIANÇAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA À PARTIR DOS MÚLTIPLOS SABERES

Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro, Rosilene Vila Nova Cavalcante

Resumo


O artigo relata as experiências do Grupo de Estudos sobre Infâncias, Crianças e Práticas Educativas, uma ação da linha que está ligada ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII Guanambi, cujo objetivo é estudar a infância, refletir sobre a sua constituição histórica, social, filosófica e pedagógica, e, principalmente compreender como o ser criança tem sido constituído nas práticas educativas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Nove Anos. O grupo teve seu início em agosto de 2016 com a orientação de pedagogo, psicólogo e posterior licenciado em Educação Física. Como intenção na construção da composição, elegeu acolher inicialmente os discentes da graduação em Pedagogia e posterior surge a necessidade de ampliar ao Curso de Educação Física, bem como aos professores do Departamento, funcionários e egressos do curso que atuam na Rede Pública Local no intuito de qualificar o debate nas licenciaturas ofertadas. Os encontros acontecem quinzenalmente, seguido de leitura prévia e discussões dos textos com a participação de todos os seus integrantes, ou por meio das palestras com professores pesquisadores convidados. Assim se constituiu o grupo de estudos com objetivo de compreender como o ser criança tem sido constituído nas práticas educativas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Nove Anos e no primeiro momento foram elaboradas discussões sobre a constituição da creche, as quais serão descritas nesse trabalho.


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