Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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GRAFITE: A ARTE DA RUA COMO FORMA EDUCATIVA NOS ESPAÇOS ESCOLARES

Letícia Batista Guimarães

Resumo


Educar pela arte é um método instigante, frente ao processo de globalização, no qual as tecnologias e meios midiáticos promovem a virtuosidade de expressões, deixando, de certa forma, o trabalho artístico alienado. O fazer artístico deve ser exercitado na escola, de forma que o estudante tenha contato com a experimentação e a prática artística. Para tanto, o artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão da arte do grafite, como forma de expressão urbana e comunicação específica e possuidora de potencialidades educativas. A partir do momento em que se discute a educação, reforçando a importância de trabalhar na escola conteúdos significativos de forma que se possibilite o acesso ao saber elaborado a todos os que se encontram na escola, é imprescindível assegurar o espaço da arte na educação na perspectiva da representação artística como o reflexo de uma realidade historicamente construída na relação homem-mundo, homem-humanidade. Assim, o grafite deve ser usado como um elemento de integração entre os sujeitos em busca de um objetivo comum: a expressão nas paredes e localidades do entorno da escola, além de incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.

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