Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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GESTÃO ESCOLAR E A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: CONTRIBUTOS À DISCUSSÃO SOBRE O TEMA

Joicy Santos Cordeiro, Amanda Cerqueira Araújo dos Santos, Leomárcia Caffé Oliveira Uzêda

Resumo


O presente estudo se constitui em um recorte do projeto de pesquisa intitulado Educação Infantil na zona rural: caracterização e análise do cenário de implementação das políticas de educação do campo no município de Feira de Santana, faz parte de uma das linhas de pesquisa do Centro de Estudos e Documentação em Educação (CEDE), objetiva analisar como se efetiva a relação escola-família na Educação Infantil do Campo (EIC) a partir da concepção de professores e gestores escolares. De cunho qualitativo, a pesquisa está em andamento se aproxima do tipo de pesquisa estudo de caso. A finalidade do trabalho é assinalar alguns elementos acerca da Educação do Campo (EC), Educação Infantil do Campo (EIC) e apontar reflexões sobre a temática relação escola-familia no contexto da Educação Infantil que se encontra na zona rural. (PARO, 1992; PALUDO, 2014, SOUZA, 2012; SILVA, PASUCH, SILVA, 2012). Como intuito de delimitação do estudo, foi realizado um mapeamento das produções a partir do banco de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), referente aos anos de 2010 a 2017, especificamente do GT 6 (Educação Popular) e GT7  Educação de crianças de 0 a 6. Conclui-se que há ínfimas produções que abordam sobre concepções e práticas da gestão escolar voltadas para atendimento e participação das famílias que tem seus filhos e filhas matriculados (as) na EIC, o que demonstra não só relevância do estudo, mas a necessidade de pesquisas e ações voltadas para tais questões no contexto acadêmico e escolar da EIC.

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