Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA O MARCO LEGAL E A PRÁTICA

Bruna Gomes de Oliveira, Rodrigo da Silva Pereira

Resumo


Este trabalho é fruto de pesquisa de iniciação científica, iniciada em agosto de 2017. O objeto de investigação é a gestão escolar em Salvador: perfil, concepção de gestão e trabalho dos diretores, por meio de 12 entrevistas com os gestores escolares que compõem o Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26, em escolas que ofertam exclusivamente o ensino médio regular em Salvador e região metropolitana. O estudo está vinculado à Linha de Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. O Objetivo deste artigo é cotejar as reflexões teóricas em torno do conceito da gestão democrática, os marcos legais que orientam o princípio constitucional e as concepções e práticas no interior das unidades escolares. A partir da analise qualitativa do conteúdo das respostas às entrevistas semiestruturadas com oito gestores, é perceptível a perda de espaço de orientações autoritárias no ambiente escolar, em que pese às contradições acerca do cotidiano da gestão e de quem dela participa. Aponta para o fortalecimento dos mecanismos democráticos, sobretudo, a participação efetiva da comunidade escolar. 


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