GESTÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DO PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS – UEFS
Nayana Sepúlveda Suzart, Aretusa Lima Evangelista Oliveira, Clayton Queiroz Alves, Marcele Gomes Silva de Sousa
Resumo
O Governo do Estado da Bahia em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESB, UESC e UEFS) desenvolve o Projeto Universidade para Todos a fim de fortalecer a política de acesso e a permanência estudantil na Educação Superior. O presente artigo tem por objetivo apresentar a gestão de estratégias de aprendizagem desenvolvidas pelo Projeto e analisar o grau de interesse de participação dos alunos cursistas nas atividades de aprendizagem. A pesquisa é de caráter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada através da aplicação de questionário estruturado sobre o perfil socioeconômico dos cursistas e o grau de interesse para sua participação nas atividades de aprendizagem. A amostra foi composta por 597 respondentes do universo de 1000 alunos, com faixa etária compreendida entre 18 a 50 anos de idade, no qual (19,9%) são do sexo masculino e (80,1%) são do sexo feminino. Os cursistas residem principalmente, em comunidades localizadas na zona urbana (67,8%), zona rural (27,4%) e comunidade quilombola (4,8%). Destacaram-se as atividades complementares que na concepção dos cursistas estimulam a motivação para aprendizagem: as oficinas de redação e atualidades e o giro das profissões. Os resultados colaboram para o direcionamento de ações futuras, aproximando as atividades da realidade dos cursistas.
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