Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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GESTÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO: O QUE DIZEM AS POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Jamile de Souza Soares, Priscila Teixeira da Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as políticas públicas educacionais que dizem respeito a gestão das escolas do campo, tentando assim compreender como ela deve ser efetivada na prática cotidiana escolar. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica que busca fundamentar as discussões nas políticas públicas educacionais. O desenvolvimento do texto aborda a educação do campo e as escolas do campo, posteriormente são feitos alguns apontamento acerca da gestão democrática e os marcos legais que a amparam, em seguida será abordada a gestão das escolas do campo segundo as legislações, principalmente a Resolução de 2002. A partir dos estudos realizados foi possível analisar que os marcos normativos fazem referência a gestão democrática e o PNE detalhada essa temática em suas metas. A gestão das escolas do campo tem como documento referente a Resolução CNE/CEB nº 1, de 03 abril de 2002 que institui as Diretrizes Operacionais da educação do campo. Nas escolas do campo, assim como em outras escolas públicas, a gestão deve ser democrática, ou seja, com eleições de gestores, com a participação da comunidade escolar, com a criação de conselhos e com proposta pedagógica respeitando os povos camponeses. Desse modo, são de suma importância esses documentos e o conhecimento deles pela população, mesmo que um marco normativo não garanta a efetivação na prática é um grade avanço na conquista por direitos.

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