Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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GÊNERO NA ESCOLA: O QUE DIZEM AS PUBLICAÇÕES NOS PERIÓDICOS NACIONAIS

Jéssica Gomes das Mercês Costa, Edinaldo Medeiros Carmo

Resumo


Gênero é uma construção social que varia nas mais diferentes culturas e influência na vivência de todos, dentro e fora do ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo analisar as publicações em periódicos nacionais no que tange as questões de gênero na escola. Para a realização deste trabalho foram selecionados periódicos da área de Educação avaliados pelo Qualis – CAPES entre A1, A2 e B1 que abordassem a temática gênero no Ensino Fundamental II. Foi realizada uma análise e diálogo entre as produções encontradas, assim, pode-se observar que os agentes escolares reproduzem preconceitos e desigualdades dentro do ambiente escolar; que as questões de gênero são raramente discutidas e o enfoque está nas questões anatomofisiológicas da sexualidade, muitas vezes esta atitude é motivada pela formação docente ineficiente; outro problema elencado nos artigos é existência de diversos tipos de violências, por causa questões de gênero, dentro da escola e as dificuldades encontradas no diálogo com a família e comunidade agravam esta condição; além do mais, a família, muitas vezes de forma irrefletida, reproduz as divergências de gênero, principalmente nas expectativas acadêmicas e profissionais dos meninos e das meninas. Concluiu-se que a comunidade acadêmica tem pesquisado com variadas perspectivas esta temática, elencando as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar no que se refere aos debates de gênero. 

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