Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) PESQUISADORES(AS): CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA DE INSPIRAÇÃO ETNOGRÁFICA DO PET PEDAGOGIA UFBA

Gabriella Santana da Silva Pitta, Juliane Vitória Jesus dos Santos, Marta Lícia Teles Brito de Jesus

Resumo


Neste trabalho, compartilham-se as principais contribuições das experiências de inspiração etnográfica na formação dos(as) estudantes do curso de Pedagogia, que integram o Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para tanto, o aporte teórico utilizado tem na etnografia e educação (MACEDO, 2006), na observação-participante (VALLADARES, 2007) e no diário de pesquisa (BARBOSA e HESS, 2010) suas bases para a organização das propostas de vivências ocorridas em diferentes realidades educacionais, em escolas públicas e comunitárias de Salvador/BA. Como resultado, constatamos ser de extrema relevância fortalecer a participação e o estímulo ao registro de experiências de inspiração etnográfica na formação inicial de professores, no sentido de que estas possibilitam momentos de discussão sobre a docência, necessidades de leituras pertinentes as situações observadas e participação em grupos de estudo e pesquisa para aprofundamento das questões que podem transformar-se em projetos de Trabalho de Final de Curso e Anteprojeto de Mestrado. Dessa forma, pontuamos que o PET do curso de Pedagogia colabora com o surgimento de professoras-pesquisadoras interessadas em observar e registrar o cotidiano e a cultura docente. 

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