Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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FORMAÇÃO DOCENTE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E OS DOCUMENTOS NORMATIVOS

Ana Carla Silva Teixeira, Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Resumo


Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada, como bolsista voluntária de iniciação científica, a partir de um mapeamento nas bases da Capes e da Scielo, no período de 2013 a 2016, bem como a análise de documentos normativos. Assim sendo, tem como objetivo conhecer como as universidades e esses documentos vêm dialogando com a temática racial e a formação docente. Com isso, questiona-se: Qual a importância que a produção cientifica tem dado à formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais? Como as questões raciais e a formação docente estão contempladas no Plano Nacional de Educação, no Plano Municipal de Educação de Guanambi e na Proposta Curricular deste município? O estudo tem a intenção de analisar a articulação entre as questões étnico-raciais e as políticas educacionais. Nesse sentido, buscou produzir conhecimentos acerca da temática em discussão, tendo em vista contribuir com o papel das universidades para a implementação de programas de formação docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais. De acordo com os dados colhidos e as reflexões realizadas, é notável que a maior dificuldade para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 é a permanência do modelo eurocêntrico de currículo e a falta de formação inicial específica e continuada para o trato com a diversidade étnico-racial.


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