Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: OLHARES DOS PROFESSORES

Marizane Figueredo Vieira, Jacqueline Nunes Araújo

Resumo


O referido artigo é resultado de uma pesquisa que encontra-se em andamento e tem como objetivo geral analisar como o professor articula os saberes da sua formação docente com a prática em sala de aula na Educação Infantil do Campo. Vale salientar, que a educação do campo deve ser pensada para atender as singularidades das crianças residentes neste referido espaço: o campo. Desse modo é imprescindível pensar na implementação de políticas de formação docentes, aliados as práticas pedagógicas na direção de uma educação emancipadora dos sujeitos do campo, fazendo com que seus conhecimentos sejam considerados. Pretende-se a partir dessa pesquisa fazer uma investigação sobre a formação docente nas escolas de Educação Infantil do campo. O município de Feira de Santana possui oito distritos, no entanto escolheremos 1 (um) para a realização do estudo em tela. A investigação está sendo feita por meio de levantamentos de dados, observações in locu, pesquisa documental, entrevistas com os sujeitos da pesquisa (os professores), com questões semiestruturadas e estas poderão ser usadas como subsídios para analisar o espaço que se propõe esta pesquisa. Como resultado parcial já é possível constatar, por meio de levantamentos de artigos apresentados no site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, especificamente nos Grupos de Trabalho: GT 05- Estado e Política Educacional, GT 07- Educação de crianças de 0 a 6 anos e GT 08- Formação de Professores, entre os anos de 2008 a 2016, que existem poucas produções acadêmicas em Educação do Campo. 

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