Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO/NO CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA EM SERRA DO RAMALHO-BA

Odair Ledo Neves, Débora Alves Feitosa

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de formação de professores do/no campo desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, em que se fez uso da pesquisa-ação. O estudo contou com a participação de 18 professores da rede municipal de Serra do Ramalho, que atuam em escolas do/no campo. O estudo concluiu que ao desenvolver uma formação que dialoga com a materialidade de origem da Educação do Campo, que se vincula às lutas sociais, construção de um novo projeto de nação, de sociedade e de campo, constata-se que o município de Serra do Ramalho, não tem ainda uma proposta de Educação do Campo e, a formação de professores está no centro das principais demandas.


Texto Completo: PDF