Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMAÇÃO CONTINUADA DO (A) PROFESSOR (A): PANORAMA CRÍTICO SOBRE AS AÇÕES DO PNAIC NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS

Janille da Costa Pinto, Lisandra Oliveira Matos Raad, Luciane Cunha da Costa

Resumo


Este artigo apresenta resultados da pesquisa realizada pelo setor de Pesquisa e Publicação da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (SEDUC). Tem como foco principal analisar as ações de Formação Continuada (FC) realizadas pelo Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para os (as) professores (as) da rede Municipal que lecionam no ciclo de alfabetização durante o ano letivo de 2018.  Para tanto, o foco deste estudo é conhecer a formatação da FC ofertadas pelas formadoras do PNAIC para os (as) professores (as) alfabetizadores (as) da rede municipal. Bem como analisar os cronogramas, recursos e estratégias didáticas utilizadas por essas formadoras. Apresenta ainda, pontos de dificuldades e conquistas enfrentadas na aplicabilidade do programa PNAIC em Ilhéus-Bahia A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa e descritiva. Utiliza-se da análise documental e bibliográfica para coleta de dados e a técnica de análise de conteúdo de Minayo (2000) para a sua interpretação. Os resultados têm mostrado que as ações de FC realizada pelas formadoras do PNAIC, foram pautadas na reflexão da ação e sobre a ação do (a) professor (a) alfabetizador (a) em sala de aula, inovando no formato de círculos formativos, acompanhamento da prática pedagógica do (a) professor (a) no ambiente escolar, além de proporcionar encontros presenciais e virtuais para assim criar oportunidades para a qualificação de todos (as) professores (as) que tenham desejo de melhorar sua práxis pedagógica.


Texto Completo: PDF