Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Cristiane Vieira de Oliveira, Maranacy dos Santos Silva, Rosana Nascimento Almeida, Arlete Ramos dos Santos

Resumo


Neste trabalho analisaremos como o fechamento das escolas do campo desestrutura a vida dos povos do campo, investigando através de fontes bibliográficas como se dá esse processo de fechamento dessas instituições e seus impactos no contexto histórico-social. Esse trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, no qual usamos artigos e livros de fontes fidedignas, bem como documentos que tratam sobre a legislação da educação do campo. É importante ressaltar que segundo a lei 12.960 que trata sobre o fechamento das escolas do campo, para que haja o seu fechamento é necessário aos tramites legais que inclui a participação da comunidade escolar. No entanto alguns estudiosos da área apontam para o descumprimento da referida lei. Entendemos que o fechamento das escolas do campo traz como consequência para os sujeitos do campo a perda da sua identidade, a desconfiguração do seu modo de vida campesina. Sendo assim é urgente o enfrentamento dessa realidade que desconsidera todos os direitos dos sujeitos do campo.


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