Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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FAZER E ACONTECER NA ESCOLA – EMPODERAMENTO DA LEI 11645/08, UMA NARRATIVA DECOLONIAL

Genilda Alves Nascimento Melo, Célia Jesus dos Santos Silva, Andreia Quinto dos Santos, Carlos Alexandre Lima Reis

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo discutir a implementação da Lei nº 11645/08 na escola básica, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, a fim de vincular os sujeitos a sua identidade cultural e local;  devolver ao jovem e ao adolescente direitos e garantias; emergir a voz de sujeitos que ativamente foram invisibilizados pela história; trabalhar na promoção da paz e do respeito no convívio entre grupos sociais, criando caminho para novas gerações. A base teórica sustentada nas ideias de Walter Mignolo (2017), que mostra ser a colonialidade o lado obscuro da modernidade. Através de Fernanda Bragatto (2015) entende-se que algumas pessoas aparecem como mais humanas que outras;  Schilke e Eckhardt ( 2015) convocam a redimensionar as práticas pedagógicas; Fazenda (2015); Nilma Gomes (2018); Walsh, Oliveira e Candau (2018); Petronilha (2018) mostram que a escola tem a responsabilidade diante da Lei e propõem aplicar prática pedagógicas decoloniais. Experiência interdisciplinar realizada com estudantes e professores de Ensino Fundamental e Médio, em um Colégio da Rede Estadual de Ensino, em Itabuna, iniciada em 2007 até a atualidade, envolvendo as três áreas do conhecimento. Trabalho realizado em três etapas: primeiros passos – o sonho de um professor comprometido; a conquista – formação de uma identidade na escola; o empoderamento – a comunidade escolar entendeu o compromisso. A pesquisa foi realizada qualitativamente, orientada em caráter subjetivo, que permite o diálogo e a valorização entre os sujeitos. Os resultados apontam que a prática comprometida de professores pode materializar sonhos políticos pedagógicos e legais.


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