Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE DIFERENTES ORIGENS SOCIAIS INGRESSOS NO ENSINO SUPERIOR

Clarissa Almeida de Santana, Salete Vieira

Resumo


Este estudo foi desenvolvido a partir de diferentes discussões da Sociologia da Educação acerca das experiências de estudantes de camadas populares no Ensino Superior. Para fins deste estudo, compreendeu-se que a origem escolar do estudante revela muito sobre a sua origem social, de modo que se partiu do pressuposto de que estudantes brasileiros que concluíram o nível médio em escolas públicas tiveram uma bagagem social, cultural e escolar diferente dos estudantes de escolas privadas e que poderiam ter motivações e expectativas diferentes em relação ao ingresso e conclusão da graduação. Nessa perspectiva, este artigo buscou investigar se as perspectivas profissionais de estudantes de Administração ingressos em uma universidade pública de Salvador/Ba variam em função de sua origem social.  Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, a partir de dados dos 72 estudantes ingressos naquele curso, no ano de 2018, obtidos por meio de questionário. Os dados revelaram que as motivações para o ingresso no ensino superior tendem a ser iguais, no entanto, no que tange às expectativas, percebeu-se que a graduação para os estudantes oriundos das escolas públicas está sempre relacionada a uma preocupação com o mercado de trabalho, enquanto algumas categorias que dizem respeito mais às realizações pessoais foram reveladas apenas por estudantes oriundos das escolas privadas.

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