Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNIVERSIDADE PARA TODOS, NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (CAMPUS DE BRUMADO), NO ANO DE 2018

PATRICIA ADRIANA SILVA FREIRE, ARLETE LISBOA DOS SANTOS GRAIA, LUCAS DOS SANTOS PORTO

Resumo


Curso Pré-vestibular Universidade Para Todos (UPT) é programa criado pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia, ofertado pela UNEB, Campus XX – Brumado-BA, cujo objetivo principal é oferecer aos discentes, egressos ou que estejam cursando o último ano do ensino médio ou equivalente, da rede pública estadual e/ou municipal, um curso pré-vestibular, visando promover condições de igualdade social no ingresso ao Ensino Superior. A demanda por vagas no UPT é grande, mas intriga o fato da grande evasão que o projeto UPT vem tendo ao longo dos anos. Assim, o presente trabalho buscou investigar as razões para a evasão de participantes, com foco na importância da atuação da gestão pública, no caso, a universidade, para o desenvolvimento e sucesso do programa analisado. Como recorte temporal, objetivou averiguar o(s) por que(s) dessa evasão no ano de 2018, através da aplicação de questionário a três segmentos: discentes, professores e coordenador local e da avaliação dos dados coletados. O intuito é buscar mecanismos que possam subsidiar à Gestão Local nas possíveis intervenções no combate à evasão. 

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