Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM PROFESSORES ALFABETIZADORES

Amanda Cristina Matos da Silva, Henrique Rafael, Lidiane Maria Lima, Nayana Sepúlveda Suzart

Resumo


A aprendizagem da leitura e escrita não começa e não se esgota nas paredes da sala de aula, a alfabetização é uma responsabilidade escolar, mas é também um compromisso político que visa à formação de indivíduos letrados e com plena participação social. Objetivou-se compreender a percepção dos professores alfabetizadores sobre os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizada a partir da aplicação de entrevista estruturada. Os participantes foram quatro professoras alfabetizadoras de escolas públicas do município de Feira de Santana, atuando do grupo 5º ao 3º ano do ensino fundamental anos iniciais. Os dados foram obtidos através da análise de conteúdo de Bardin (2009), organizados em quatro categorias: concepção de alfabetização, estratégias de ensino, dificuldades enfrentadas pelo professor e importância da formação continuada. Conclui-se que dentro das estratégias de ensino e aprendizagem não existem fórmulas e regras definidas, uma vez que cada contexto apresenta suas subjetividades, realidades e suas limitações.

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