Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESTÁGIO NA MODALIDADE DE PROJETO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTRELACANDO TEORIA E PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

Rael Oliveira Souza, Erivelton Nascimento Souza, Darlei Oliveira Ferreira, Idalina Souza Mascarenhas Borghi

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados do Estágio Curricular Obrigatório II do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na modalidade de Projetos. Esta experiência de regência foi realizada atreves de Oficinas Educativas desenvolvido no componente curricular do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A atividade teve como objetivo promover a aprendizagem de conhecimentos sobre a dinâmica de sala de aula, relacionando teoria com a realidade dos estudantes, em prol da aprendizagem da prática docente. A mesma foi desenvolvida no Colégio Estadual do município de Feira de Santana, com uma turma de estudantes do 2° ano do Ensino Médio. Durante as oficinas ministradas trabalhamos os conteúdos Geometria Euclidiana e Trigonometria no Triângulo Retângulo em conexão com a realidade cotidiana dos estudantes. Os conteúdos foram relacionados com o tema gerador “Lagoas da cidade de Feira de Santana”. Com a realização do estágio nessa modalidade, criamos estratégias diferenciadas de mediar o ensino e a aprendizagem da matemática, contextualizando os conteúdos e contribuindo para dar mais leveza no ensino da matemática, uma vez que os conteúdos se tornaram mais significativos para os estudantes que participaram do projeto.

Texto Completo: PDF