Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PELC: ENSINANDO VOLEIBOL

Fábio Fernandes Flores, Karina Silva de Carvalho, Daiane Fabrícia Vaz de Oliveira Sousa

Resumo


O estágio é uma etapa relevante na graduação, oportunizando ao corpo discente vivenciar experiências no campo profissional. Desta forma, objetivamos descrever a vivência no Estágio VIII (Não Formal II), cuja proposta foi ministrar aulas com o conteúdo voleibol para crianças e adolescentes do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) de um bairro periférico da cidade de Guanambi–BA. Este estudo é um relato de experiência de abordagem qualitativa e caráter descritivo. O estágio foi constituído por duas etapas: observação e intervenção. Para a coleta de dados utilizamos o roteiro de observação qualitativa, o diário de bordo e a roda de conversa. O cronograma foi composto por brincadeiras, jogos pré-desportivos, vôlei e temas relacionados à cidadania. Diante da observação, notamos a harmonia entre o professor e os participantes do projeto, bem como uma conservação média do local. Quanto à intervenção, o uso de várias atividades com viés lúdico e cooperativo possibilitou a aprendizagem com alegria e empolgação. O percurso foi marcado por desafios (domínio da turma e não pontualidade dos alunos); satisfação (atuar como estagiários num projeto social e espaço público); aspectos negativos (cancelamento de aulas por causa de eventos e logística); animação (fazer parte do processo de aprendizagem) e; apoio teórico-metodológico (professores, supervisor e regente). Portanto, estar como professora num projeto social foi de extrema relevância para a vida acadêmica, pessoal e profissional, pois possibilitou um amadurecimento na construção da intervenção pedagógica, bem como uma visão mais crítica da realidade.

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