Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ESCOLHAS E MITOS NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSONAL: RELATO DE PRÁTICA EM PSICOLOGIA ESCOLAR

Victor Rodrigo Bomfim Leite Silva, Emanuelli Zequinelli Rosa dos Santos, Maria Teresa Leite Bringel, Carmem Virgínia Moraes da Silva

Resumo


Este artigo relata uma intervenção de Orientação Profissional realizada por estudantes do V semestre do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente ao crédito prático do componente curricular Psicologia e Educação. A orientação profissional foi realizada em uma escola da rede pública municipal na cidade de Vitória da Conquista, Bahia, com alunos de duas turmas de 9° ano. A atividade referida teve como objetivo possibilitar uma articulação entre a disponibilidade de informações sobre a realidade do mercado de trabalho, a realidade em que os alunos estão inseridos e o conhecimento de si mesmo projetado para a vida, e sendo fundamentada por concepções que abordam os sujeitos e o contexto escolar como passíveis de transformações, quando conscientes do seu papel social e do momento histórico e cultural onde estão inseridos. O processo foi realizado em 5 encontros, nos quais foram abordados os temas referentes às possibilidades de formação no ensino médio, ao processo de escolha individual e a análise de mitos referentes ao sucesso e fracasso dos alunos. Percebeu-se, por parte dos alunos, um medo de não alcançar um êxito no âmbito educacional e profissional, pela crença de que se trata de um processo extremamente difícil, além da visão de que o sucesso e realização pessoal está ligada à ideia de sucesso profissional e acadêmico. Assim, a partir das demandas colhidas, realizou-se uma instrumentalização e capacitação dos adolescentes para que suas escolhas sejam feitas com base em reflexões, numa perspectiva ampla de inclusão a partir de um processo educativo.

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