Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ERA UMA VEZ NAS AULAS DE CIÊNCIAS: A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Luciana Sedano de Souza, Silvana Carvalho de Almeida

Resumo


Nesse artigo, apresentamos algumas possibilidades do uso de uma obra literária em sala de aula para a promoção da Alfabetização Cientifica, analisadas a partir de um instrumento metodológico desenvolvido na dissertação de mestrado da pesquisadora. Procuramos mostrar que a leitura literária pode auxiliar o professor a desenvolver uma prática investigativa e problematizadora, por meio da articulação entre uma linguagem estética e à linguagem científica, oferecendo uma alternativa viável para o aluno-leitor produzir novos conhecimentos. Para esse trabalho usamos a obra literária Na praia e no luar, tartaruga quer o mar, (Ana Maria Machado, 2010), em que a escritora apresenta, essas duas linguagens, numa narrativa que conta a história de um grupo de crianças que encontra uma tartaruga marinha encalhada na praia. A partir da problematização, da tomada de decisão e de temas relevantes abordados na obra pelos personagens da história é que o aluno-leitor tem a possibilidade de estabelecer relações entre o imaginário e o concreto, construindo diferentes sentidos, articulando a linguagem estética à linguagem científica. Mediante a análise pode-se perceber a qualidade da obra escolhida, ao proporcionar discussões sobre fenômenos e conceitos de Ciências de uma forma criativa, imaginativa e estética. O uso dos artefatos linguísticos, aproximam os alunos-leitores do processo de investigação por meio da curiosidade aguçada na obra, ampliando assim o seu repertório vocabular. A articulação entre a linguagem científica e a linguagem estética, para introduzir a Ciência em situações concretas favorece a construção do conhecimento científico.  

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