ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE UM PROCESSO POLÍTICO E IDEOLÓGICO DE DESMONTE DA EDUCAÇÃO
Resumo
A proposta de Reforma do Ensino Médio e do Programa Escola sem Partido tem suscitado muita discussão entre os sujeitos envolvidos nessas questões (entre os atores da educação). Este artigo se propõe a tentar compreender como essa temática impacta o processo de escolarização dos educandos da classe trabalhadora e o trabalho docente, a partir das investigações feitas por Frigotto sobre a educação brasileira, com o olhar da Teoria-metodológica do Materialismo Histórico Dialético. Sendo coerentes com a opção teórico-metodológica adotada, foi realizada uma breve contextualização histórica para mostrar a conjuntura política e socioeconômica brasileira que serviu de base para a construção da proposta da nossa burguesia para a educação em nosso país. Tanto a Reforma do Ensino Médio quanto o Programa Escola sem Partido são proposituras burguesas que buscam perpetuar e ampliar a histórica dualidade da educação brasileira. O trabalho docente também é atingido, pois passa a ser mais monitorado, tentando limitar a atuação desses profissionais. Devem ser meros transmissores de conhecimentos que não contribuam para a formação crítica dos seus educandos.
Texto Completo: PDF