Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE UM PROCESSO POLÍTICO E IDEOLÓGICO DE DESMONTE DA EDUCAÇÃO

Adalberto de Moraes Gomes Filho, Glasiele Lopes de Carvalho Ribeiro

Resumo


A proposta de Reforma do Ensino Médio e do Programa Escola sem Partido tem suscitado muita discussão entre os sujeitos envolvidos nessas questões (entre os atores da educação). Este artigo se propõe a tentar compreender como essa temática impacta o processo de escolarização dos educandos da classe trabalhadora e o trabalho docente, a partir das investigações feitas por Frigotto sobre a educação brasileira, com o olhar da Teoria-metodológica do Materialismo Histórico Dialético. Sendo coerentes com a opção teórico-metodológica adotada, foi realizada uma breve contextualização histórica para mostrar a conjuntura política e socioeconômica brasileira que serviu de base para a construção da proposta da nossa burguesia para a educação em nosso país. Tanto a Reforma do Ensino Médio quanto o Programa Escola sem Partido são proposituras burguesas que buscam perpetuar e ampliar a histórica dualidade da educação brasileira. O trabalho docente também é atingido, pois passa a ser mais monitorado, tentando limitar a atuação desses profissionais. Devem ser meros transmissores de conhecimentos que não contribuam para a formação crítica dos seus educandos.


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