Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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ENSINO DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Carla Silva Santos Esquivel, José Miranda Oliveira Júnior, Stefany Ferraz Sousa, Valdívia Araújo

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência vivenciado por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Sociologia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – campus Vitória da Conquista. Dentro dessa proposta, destacaremos a abordagem pedagógica utilizada pela docente em sala de aula, algumas ocorrências que surgiram durante o processo, o desinteresse por parte dos alunos, o desdobramento da professora com relação a essa situação e a dificuldade de associar o ensino de sociologia com a vida prática. O período observado levantou inquietudes a respeito de como o currículo deve ser composto, bem como a práxis docente, para que haja uma melhora na qualidade do ensino-aprendizagem. A partir dessa troca de experiências e aprendizado provocou-se a necessidade de uma construção paulatina de uma práxis que atenda às demandas do ensino de Sociologia na educação básica e, sobretudo, compreender quais são os principais desafios enfrentados nas escolas de rede pública brasileira.

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